terça-feira, 11 de outubro de 2011

Calda Bordalesa

       Ando mortificada com medo de ataques de fungos. Comprei uma Cereja Anã em uma floricultura em Lajeado e, na ansiedade de escolher a muda que mais se adequaria para um bonsai, não reparei que a planta estava tomada de fungos. Eu a trouxe para casa em pleno inverno. O vento encarregou-se de dividir fungos com as demais plantas.

      Por ingenuidade minha, acabei tendo que tratar os fungos de umas cinco plantas. Bem se vê que sou mesmo aprendiz, aprendendo com os próprios erros!!! Enfim, pesquisei fungicidas em diversos sites. Segue a receita que experimentei:

Para 1 litro:
  •    10 gramas sulfato de cobre - custou R$ 2,50 a embalagem com 30g
  •    10 gramas de Cal Virgem - custou R$ 2,00 a embalagem com 500g
  •    1 litro de água (em temperatura ambiente)

Colocar o Sulfato de Cobre em um pano de algodão limpo e deixar imerso em 1/2 litro de água por 24h em uma vasilha plástica.

Colocar a cal para "queimar" em outro recipiente plástico, adicionando água aos pouquinhos até completar 1/2 litro.

Após 24h, em outro recipiente, adicionar aos poucos a mistura da cal à mistura de sulfato de cobre, mexendo com um utensílio plástico ou de madeira.

Detalhes:
A mistura deve ficar neutra. Testar colocando a lâmina de uma faca de molho por uns 2 minutos. Se a faca escurecer, a mistura estará ácida. Deve-se, então, acrescentar mais água de cal para neutralizar.    

Dicas:

Preparar mais água de cal, caso seja necessário neutralizar a mistura final (melhor sobrar do que faltar)
Utilizar a mistura pronta em até 3 dias!
Após aplicar nas plantas, pode ser reaplicado antes da mistura vencer em 3 dias. Após, é só desfolhar e observar se a planta se recuperou.

Não deu muito trabalho, o mais difícil foi desfolhar e limpar os vasos após a aplicação!
Para quem precisar testar, boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário